free web creation software

OSTEOPATIA

A medicina osteopatica hoje é o tratamento corporal mais utilizado no 1° mundo, onde o osteopata que é um terapeuta manual realiza seu trabalho curativo e preventivo!
Podemos dizer que o médico osteopata é um “biomecânico” que nada mais é do que um mecânico de corpo que faz seu diagnostico através do exame físico estático e dinâmico, detectando as lesões – disfunções segmentares globais e achando-se o fator causal (causa) do problema.
Dessa forma inicia-se o tratamento que utiliza diversos tipos de manobras, manipulações, exercícios, liberações locais, segmentares que podem ser músculos esqueléticos, articulares, ligamentares, viscerais, cranianas, dentre outras ate a normalização da lesão-disfunção, estabilizando-se o quadro clinico..
Se não tem CAUSA do problema não se tem dores, nem deformidade!
“O corpo quando esta na sua estrutura ele tem o poder da autocura.”
Procure um Osteopata e viva melhor!
Dentre as patologias podemos citar lesões-disfunções como:
-Lombalgias.
-Ciáticas.
-Dores nos ombros e pescoço (cervicalgias).
-Cervicobraquialgias ou dores para os braços
-Hérnias de disco
-Cefaléias
-Tonturas
-Dores abdominais
-Nevralgias
-Dores pélvicas e inguinais
-Dores nos pés.
-Dorsalgias ou dores no Tórax.

COLUNA VERTEBRAL



Inicialmente precisamos dizer que a coluna vertebral é o eixo central e principal do nosso corpo, de onde surge a sustentação, mobilidade, inervação e reações de estímulos e resposta do corpo.
Dentro de todos os sistemas de funcionamento, a coluna vertebral é o mais importante, pois faz conexão pelos nevos e raízes nervosas oriundas da medula que é a continuidade do nosso cérebro ou SNC (Sistema Nervoso Central).
Nossa coluna vertebral é formada por 33 vértebras, desde a coluna cervical(07), torácica(12), lombar(05) e sacro(05) – cóccix(04). No dia a dia essa estrutura sofre pressões constantes com a ação da gravidade e posteriormente com os impactos do peso corporal para o chão e do chão para o corpo, ou em situações de carregar objetos pesados em posições erradas que agridem as articulações em pontos específicos e relacionados com o movimento executado.  
Com o passar dos anos nossa estrutura corporal, vai desgastando e enfraquecendo, necessitando de cuidados.  
Dentro desse cuidado é que entra o tratamento profilático e curativo da coluna por um especialista em coluna vertebral e Osteopata, que visa estruturar as funções de cada segmento vertebral, pois, esses inervam os músculos, órgãos, articulações e todos os complexos corporais.
Uma disfunção da coluna vertebral pode gerar dores irradiadas para os membros superiores, inferiores, a cabeça, o abdômen e diversos outros locais, já que todo o corpo funciona de acordo com a mesma, assim, muitas das patologias diagnosticadas como por exemplo tendinites por LER (Lesões por esforços repetitivos) ou DORT (distúrbios osteo- musculares relacionados ao trabalho) hérnias de disco, ciáticas, cefaléias, tonturas dentre outras, estão relacionados e muitas vezes o principal fator é uma disfunção da coluna.
Processos degenerativos (artroses) quando tratados preventivamente ou mesmo quando já instalados, obtém-se ótimos resultados com a Osteopatia, pois o foco articular volta a funcionar sem atrito lesional.
As disfunções viscerais também são tratadas com ótimos resultados, a julgar pelos meus pacientes que agradecem todos os dias pela qualidade de vida que hoje desfrutam, após longos dias, meses ou anos de dores e desconfortos que passaram até encontrar este excepcional tratamento!!!
CASO DE SUCESSO
“lembro-me de uma paciente que atendi no último dia do ano (2007), com sintomas fortíssimos de dor na cabeça, pescoço e formigamento nos braços, já tendo passado por diversos médicos conceituados, feito todos os exames possíveis e tomando um coquetel de medicamentos que não estava adiando.Avaliei e tratei com muito cuidado, pois ela estava transtornada emocional e fisicamente pelas dores. Terminei a consulta e liberei a mesma para ir viajar, sem dores alguma e recebendo todo carinho e agradecimentos do mundo” .

PILATES

Benefícios
– Melhor condicionamento físico e mental
– Melhor capacidade cardio-respiratória
– Conscientização corporal e coordenação motora
– Fortalecimento da musculatura abdominal
– Melhora da postura e alinhamento corporal
– Diminuição de dores crônicas
– Maior mobilidade articular
– Maior alongamento
– Aumento da força global e do tônus muscular, resultando assim em um corpo mais firme e flexível
– Melhora do equilíbrio
Histórico
O método Pilates foi criado pelo alemão Joseph Humbertus Pilates (1880-1967), depois de ter tido uma saúde frágil na infância. Ele sofreu de asma, bronquite, raquitismo e febre reumática; por isso dedicou-se à melhora de sua condição física. Autodidata, aprofundou seus conhecimentos em fisiologia, anatomia e medicina tradicional chinesa.
Durante a 1. Guerra Mundial atuou como enfermeiro, ajudando na recuperação dos feridos de guerra e treinando outros internos com os exercícios que criou. Utilizava as molas das camas hospitalares para iniciar a tonificação dos músculos dos pacientes; criando os aparelhos que são utilizados hoje.
Em 1926, aos 46 anos, Joseph Pilates emigrou para os Estados Unidos, fundando em Nova York seu primeiro estúdio. Ele faleceu aos 86 anos, em conseqüência de um incêndio em seu estúdio quando, na tentativa de salvar seus equipamentos, inalou uma quantidade excessiva de Gases Tóxicos.
A Técnica
O sistema de exercícios utiliza os princípios específicos para promover o equilíbrio entre corpo e mente; desenvolvendo corpos fortes, alongados e flexíveis. Para isso utiliza-se os aparelhos criados pelo próprio Joseph Pilates (trapézio, reformer, cadillac, barrel, cadeira, wall unit), além de acessórios como bolas, faixa elástica, rolos.
“Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade SAÚDE e FELICIDADE”.
Princípios Básiscos
Os princípios básicos que compõem o método são:
– Concentração
– Coordenação motora
– Respiração
– Alinhamento corporal
– Controle do centro (Power House)
– Eficiência
– Fluência do movimento
Pilates na Atualidade
O repertório original dos exercícios de pilates tem sido expandido e modificado por instrutores e organizações de certificados pelo mundo inteiro. Entretanto, o foco em fortalecimento e alongamento do corpo permanece como um ingrediente essencial do treino.
Todas essas modificações são decorrentes da evolução do homem e do seu conhecimento em fisiologia, biomecânica e movimento humano. Isso significa que a evolução do conhecimento contribuiu para uma melhora do método, tornando-o MODERNO. Vale ressaltar que todos os princípios básicos e benefícios são estritamente preservados.

FISIOTERAPIA E RPG


A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método da fisioterapia que trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard.