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Dúvidas frequentes.

Pessoas de todas as idades podem fazer aula de Pilates?

O Pilates é um método de condicionamento corporal que promove harmonia e balanço muscular para todas as idades, condicionando e energizando seu corpo através dos exercícios. 

Por ser uma atividade individual ou feita na companhia de pequenos grupos e ainda supervisionada por um professor, a aula de Pilates pode ser direcionada para as necessidades individuais do aluno. 

Estes exercícios especiais podem ser feitos por qualquer indivíduo, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos.

Qual a diferença entre Pilates Studio e Pilates Solo ?

O pilates Studio é a atividade feita nos aparelhos de Pilates com uso de molas e as aulas de pilates solo são aulas fora dos aparelhos, geralmente feitas no chão e em grupo e usando acessórios com a bola, elásticos e bastões.

Tenho hérnia de disco, posso fazer pilates?

Sim, é possível fazer aulas de pilates tendo hérnia de disco.

O pilates é um método onde além de se preocupar o tempo todo com a postura correta você deve passar por uma avaliação onde serão descritos exercícios contra indicados e exercícios onde devem ser incluídos na aula para melhora da patologia e dor, a aula de Pilates pode ser adaptada para as limitações de cada indivíduo.

Quais são os benefícios do Pilates?

  Praticando regularmente os exercícios de Pilates você pode ter os seguintes benefícios:  

1. Alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros

2. Definir a musculatura abdominal mais profunda e melhorar o CORE

3. Trabalhar a percepção do corpo e mente

4. Padrões eficientes de movimentos deixando o corpo menos vulnerável a lesões

5. Reduzir o “stress”, aliviar as tensões, ganho de energia

6. Restaurar o alinhamento postural

7. Deixar sua coluna mais forte e flexível

8. Recuperação de lesões

9. Melhorar a área de movimento das articulações

10. Melhora a circulação sangüínea

11. Aumento da coordenação neuromuscular

12. Oferece alívio das dores nas costas e stress das articulações

13. Melhora da mobilidade, agilidade e vigor

14. Complemento para treino esportivo e desenvolvimento funcional para a atividade diária

15. Melhora o visual de seu corpo, assim como sua auto-estima

16. Proporciona uma mobilidade da coluna importante para a nutrição do disco intervertebral e o tônus muscular.

17. Contribui para a formação das curvaturas fisiológicas da coluna de adolescentes, portanto respeita o desenvolvimento natural da coluna.

18. Trabalha com muita concentração, poucas repetições (não fadigando a musculatura), os movimentos são lentos e controlados, reduzindo o número de lesões.
19. Melhora a qualidade postural pois trabalha com alongamento e fortalecimento dos músculos em posturas adequadas.  

20. Trabalha com a respiração durante a execução dos movimentos.

21. É ideal para quem não gosta do clima de academia, mas quer ter um corpo bonito.

22. Recomendado também para tratamentos de reabilitação ortopédica.

Benefícios do Pilates para pacientes de lesão do menisco medial?

O pilates é um método de condicionamento físico sem impacto e leva o ganho da consciência corporal, tornando-se uma atividade mais segura do que outras. Os benefícios serão ganho de força e resistência muscular, flexibilidade e conseqüente alívio de dores devido a falta de algum desses componentes.

Pilates atrapalha o crescimento de um adolescente?

Costumamos ouvir muito a pergunta: “Meu filho é adolescente e esta em pleno desenvolvimento, ele pode fazer pilates? Isso não atrapalhará seu crescimento?”

Não. Pelo contrário, o pilates respeita e estimula o desenvolvimento normal além de trabalhar respeitando o movimento natural das curvas da coluna de um adolescente.

Qual a diferença de Pilates e musculação?

O pilates ao contrário da Musculação não trabalha com pesos ,as resistências são feitas com molas ou o peso do próprio corpo além disso trabalha com poucas repetições e mais controle dos movimentos tornando cada exercício mais lento que o da musculação, que além de ter um numero de repetições maior que no Pilates trabalha com várias séries do mesmo exercício.

Por esse motivo com o Pilates se se ganha tonificação muscular mas sem grandes hipertrofias como acontece na musculação

O pilates reduz medidas?

Sim. O Pilates reduz medidas pois tonifica a musculatura, principalmente trabalha o abdômen pois exige contração abdominal o tempo todo reduzindo principalmente a região da barriga.

Mas outras regiões do corpo não ficam por fora, afinal o Pilates trabalha o corpo de forma global e tem inúmeros exercícios para a mesma musculatura. – See more at: http://www.mahapilates.com.br/pilates/faq/o-pilates-reduz-medidas#sthash.xqKyX3sM.dpuf

Quando procurar a Osteopatia?
           Normalmente a consulta ao Osteopata é normalmente após quadro um álgico (dor), mas a prevenção vem sendo praticada pela Osteopatia com ótimos resultados.
DR. EDUARDO H. LEITÃO
Especialista em OSTEOPATIA
Instituto Brasileiro de Osteopatia (IBO)

CLINICA ESPECIALIZADA
COLUNA, POSTURA, OSTEOPATIA, FISIOTERAPIA, RPG,
PILATES, FISIOTERAPIA DESPORTIVA